Conheça Patos de Minas


Acolhedora, aconchegante e charmosa são adjetivos dados por quem já conhece Patos de Minas, uma cidade diferenciada, situada em localização intermediária às regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A história da cidade começou na segunda década do século XIX, quando uma vila foi fundada em torno de uma lagoa cheia de patos, detalhe que deu o nome “Cidade dos Patos” ao município em 1892, e que posteriormente foi mudado para “Patos de Minas”. Desde então, grandes obras, instalações de firmas importantes, migração de pessoas e outras conquistas marcaram seu desenvolvimento.

Segundo o IBGE, atualmente, Patos tem uma população estimada em pouco mais de 150 mil pessoas, correspondendo a cerca de 20% da população do Alto Paranaíba e de 0,7% da população de Minas Gerais, ocupando o 16° lugar de cidade mais populosa do estado. A infraestrutura de ponta, o desenvolvimento socioeconômico positivo e outros fatores classificam o município como um ótimo lugar para se viver. O solo fértil faz com que o agronegócio e a agroindústria sejam considerados grandes potenciais econômicos do município e, embora existam muitos produtos cultivados em terras patenses, a cidade é conhecida como capital do milho, e ganhou de presente o reconhecimento nacional, tendo a data de seu aniversário, 24 de maio, como dia Nacional do Milho, destinado para orientar e estimular essa cultura.

No que se refere ao setor comercial, são centenas de indústrias e milhares de estabelecimentos comerciais. Patos de Minas é tida como referência na prestação de serviços para diversos municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Uma pesquisa realizada pelo Fecomércio, que mediu o nível de atividade econômica em 2010, mostrou a cidade ocupando o 2° lugar no ranking do PIB dos municípios da região de planejamento. Aqui, importantes instituições de ensino superior (Unipam, FPM, Finon e Faculdade Federal de Uberlândia) também fazem com que jovens de diversas regiões do país, que buscam os melhores cursos de profissionalização, se instalem. Outro fator que contribui para o grande número de turistas e visitantes é a realização da Fenamilho. Classificada como a maior festa agropecuária de Minas Gerais, atrai gente de todo país com suas atrações imperdíveis.

Numa junção de tantas pessoas de bem, a arte, a cultura e o esporte não poderiam ser menos prestigiados. Em Patos de Minas, existem inúmeras expressões da cultura. Muitos são os artistas que elevam o nome da cidade pelo país afora: artesãos, cantores, foliões, compositores, músicos, artistas plásticos. Além disso, diversos atletas da cidade conquistam medalhas por meio do esporte.

O Acesse Patos tem a honra de ser um portal de contatos e divulgações específico de Patos de Minas e espera contribuir com a vivência dos moradores dessa cidade encantadora, que, como diz a letra do hino escrito pelo Professor Zama Maciel, é uma “Terra de amor, de fé, terra de luz”.

Fotos por Luis Morais